segunda-feira, 17 de maio de 2010

Profissionais da Rede

PROFISSIONAIS DA REDE

É bastante visível o crescimento dos profissionais da Internet, que vem trazendo grandes oportunidades de emprego, pois segundo dados do Ibope, a Internet já conecta 64 milhões de pessoas e esse número pode crecer até 40% daqui a dois anos. As empresas estão contratando profissionais para trabalhar em tempo real e integral na rede. Esta pesqisa mostra quem são esses novos profissionais, quais as tarefas que eles executam nessas profissões e o que é necessário fazer, para trabalhar neste meio, que até pouco tempo não existia.Você já ouviu falar no Gestor de Redes? Ele é responsável por antecipar necessidades dos consumidores vasculhando as redes sociais. "Daqui a três anos o mercado precisará de 1 milhão e meio de profissionais em áreas diversas", diz Fernando Meirelles, professor de administração.Esse dado é fruto da 20ª Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada de agosto de 2008 até abril de 2009 peloCentro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-SP.
Estes dados levam em consideração a opinião de 5 000 empresas de grande e médio portes. O cálculo do número de funcionários para dar conta da demanda no setor foi feito com base em estatísticas que consideram o número de pessoas com acesso a computadores na população brasileira. Em 2008 existiam pouco mais de 60 milhões de computadores no país e a demanda era por 520 000 profissionais. A estimativa é que em 2012 haverá 100 milhões de computadores ligados à rede. Daí a maior necessidade de gente nas empresas coordenando as operações na web. 0 estudo, no entanto, não considera as dificuldades de formação de mão de obra qualificada para o setor. Portanto, é de se esperar que existam mais vagas abertas nas empresas do que gente capacitada para preenchê-las.Isso é bom pois nos leva a crer que o mercado estará pronto para receber os novos recém formados.Atualmente o salário dos profissionais que atuam na área varia de 2 ooo, para iniciantes, a 12 000 reais, no caso de gerentes, podendo ultrapassar essa cifra, dependendo do porte da empresa. A maior parte das ofertas de emprego está concentrada na região Sudeste do país, assim como os cursos para quem quer atuar nesse mercado ainda que grande parte dos profissionais dessa área seja mesmo autodidata. "É cada vez mais importante entender o que o internauta quer, e as redes sociais proporcionam essa sabedoria", diz René de Paula, evangelizador digital (é esse mesmo o nome do cargo que ele ocupa) da empresa de software e serviços de internet Microsoft, em São Paulo. Munido de relatórios e pesquisas, René mapeia as tendências da web. "Meu papel é descobrir para onde a internet caminha e, com base nas projeções, adequar o plano de negócios da Microsoft a essa tendência", diz.

Veja algumas das funções que estão ganhando força com o crescimento da rede no Brasil.
ENTREVISTA
QUEM: Mareio Tierno, de 37 anos, diretor comercial e responsável por análise de desempenho da Inmetrics, empresa que monitora qualidade de sites.

0 QUE FAZ: Testa softwares e sites para corrigir erros de programação.Os analistas de desempenho identificam falhas antes que um site entre no ar ou um software seja lançado. "A função estratégica para quem depende de transações online, como companhias aéreas e bancos", diz Márcio Tierno, da Inmetrics, empresa paulistana que cuida dos sites do Grupo Santander e Vivo. A Inmetrics surgiu em 2002, num laboratório de incubação da Universidade de Campinas (Unicampj, e aumentou seu quadro de 50 para 300 profissionais de 2008 a 2009. Cresceu com o comércio online, que em 2009 movimentou mais de 10 bilhões de reais, um crescimento de 28°7o em relação a 2008. "É importante entender de programação, de banco de dados e de sistemas operacionais", diz Márcio. Os salários vão de 2 500 a 6 000 reais para cargos operacionais.
QUEM: Tiago Luz, de 27 anos, gerente de SEO da agência de publicidade DM9.
0 QUE FAZ: É responsável por otimizar sites para que apareçam bem posicionados nas páginas de buscadores como Google e Yahoo!.O desenvolvimento de infraestrutura para redes gera oportunidades na AES Eletropaulo Telecom, que está criando uma tecnologia para popularizar o acesso â banda larga. Engenheiros com formação em telecomunicações ou elétrica estão em alta. "São raridades e ganham em torno de 15 000 reais", diz Emerson Hioki, diretor de operações da AES.A DM9 contratou, há quatro meses, um diretor de SEO Csigla em inglês para Search Engine Optimization, que é o trabalho de melhorar a presenpa de sites na ordem de prioridade nos buscadores como GoogleX Formado em administração no Canadá, Tiago lidera uma equipe de seis pessoas. "Como a internet possibilita medir constantemente o número de acessos, o dia a dia de um especialista em SEO é estressante", diz Tiago. Apesar da demanda, ainda são poucos os cursos sobre o tema. O salário médio ê de 3 000 reais, mas quem lidera equipes pode ganhar bem mais. "Há menos de um ano eu precisava convencer as empresas sobre a importância do SEO. Agora as companhias procuram serviços de search espontaneamente", diz Marcelo Abdo, diretor executivo da PictureWeb, empresa de marketing online de São Paulo.
QUEM: Fred Pacheco, de 31 anos, diretor comercial da Boo Box, empresa de publicidade em mídias sociais, de São Paulo.
O QUE FAZ: Relacionamento com agências.Formado em publicidade, o carioca Fred Pacheco começou a carreira na IBM, como gerente de projetos. Depois disso, passou pela fabricante de pneus Michelin, na área comercial, e foi para a Predicta, que faz medição de audiência online. Na Boo Box há seis meses, usa também seus conhecimentos offlíne para colocar os anunciantes nas chamadas redes sociais e em blogs. "Foi bom unir os conhecimentos que ganhei em empresas de internet com o que sei sobre a área comercial, para desempenhar o trabalho que faço hoje."INFRAESTRUTURA TAMBÉM GERA EMPREGOSNova tecnologia de difusão de banda larga amplia oportunidadesO desenvolvimento de infraestrutura para redes gera oportunidades na AES Eletropaulo Telecom, que está criando uma tecnologia para popularizar o acesso â banda larga. Engenheiros com formação em telecomunicações ou elétrica estão em alta. "São raridades e ganham em torno de 15 000 reais", diz Emerson Hioki, diretor de operações da AES.

sábado, 27 de março de 2010

Ciberespaço


Segundo o filósofo e engenheiro da Universidade de Paris VIII, Pierre Lévy a humanidade tem enfrentado grandes mudanças em sua forma de comunicação após essa massificação da web, ainda segundo ele essa conexão gerada no ciberespaço não cria uma igualdade entre as pessoas, ou seja, mesmo que qualquer pessoa tenha o poder de divulgar suas ideias na WWW isso não quer dizer que todos têm acesso à ela, ainda existem os excluídos , nesse caso digitalmente, o ciberespaço traz como objetivo diminuir essa exclusão e fazer com que cada vez mais o acesso à rede seja democrático e funcional.

No ciberespaço ocorre uma revolução em termos de comunicação, de emissor e receptor, uma comunicação qualitativamente original. A imprensa, a edição, o rádio e a televisão funcionam segundo um esquema de “um para todos”. Já o correio e o telefone desenham um esquema em rede, ponto a ponto, “um para um”. O ciberespaço junta aas vantagens dos outros meios de comunicação sendo seu sistema de dispositivo “todos para todos”.

O ciberespaço traz uma nova maneira de comunicar, antes a imprensa, o rádio e a televisão funcionavam no esquema “um para todos” que consistia em um centro emissor enviar as mensagens para os mais variados receptores que se encontravam passivas. Numa segunda visão aparece o telefone e o correio que traziam o esquema “um para um”, onde as mensagens tinham um destinatário definido e permitiam a reciprocidade. Revolucionando tudo isso aparece o ciberespaço que traz o esquema “muitos para muitos”, onde a interação é a palavra chave, todos produzem conteúdo que podem ser avaliados pelo público e compartilhados pelos mais diversos cantos da rede.

Outro ponto forte desse sistema é a interação que ele tem, podendo produzir conteúdos para a rede e ainda ter esse conteúdo avaliado por outras pessoas, todos podem confeccionar documentos diversos. O ciber te propõe a liberdade de você poder publicar o que quiser sem ter qu passar pó intermediário fazendo com que mais pessoas se interessem por essa nova tecnologia.

web 2.0


A web 2.0 com o seu desenvolvimento tecnológico possibilitou ao mundo a troca de informações por armazenamento e gerenciamento de dados, o que influencia a presença dos usuários no ciberespaço, fazendo com que os mesmos passem a criar conteúdos em vez de somente consumi-lo.

Essa segunda geração da web surge como uma nova plataforma que traz os aplicativos, ditos no início deste texto, para facilitarem a interatividade dos internautas com a rede e dos internautas com eles mesmos. O conceito principal da web 2.0 é o fato do espectador ser agora, parte do espetáculo!

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar de web 2.0, vamos contar uma breve história. Tim O’Reilly, presidente e diretor-executivo da O’Reilly Media foi quem surgiu com a expressão web 2.0 para os profissionais de Internet antenados. O termo surgiu em um evento, em 2003, para definir a nova geração de aplicações para a Internet.Muitos conceituam a Web 2.0 e ela possui amplos e diferentes termos.

A internet.


A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos.

Atualmente, não se imagina o mundo sem a internet, tanto para diversão quanto para trabalhos de fins profissionais e escolares, procurar empregos e ate mesmo um romance. Estima-se que haja cerca de 17.330.000.000 sites cadastrados no Google. Quantos assuntos diferentes, e propósitos diferentes não há para tantos gostos diferentes.

No ano de 2005, segundo a Folha Online (IBOPE), cerca de um bilhão de pessoas já tem internet em casa, e ainda por dados desta pesquisa até o final de 2010 esse numero deve subir para 1,8 bilhões.