sábado, 27 de março de 2010

Ciberespaço


Segundo o filósofo e engenheiro da Universidade de Paris VIII, Pierre Lévy a humanidade tem enfrentado grandes mudanças em sua forma de comunicação após essa massificação da web, ainda segundo ele essa conexão gerada no ciberespaço não cria uma igualdade entre as pessoas, ou seja, mesmo que qualquer pessoa tenha o poder de divulgar suas ideias na WWW isso não quer dizer que todos têm acesso à ela, ainda existem os excluídos , nesse caso digitalmente, o ciberespaço traz como objetivo diminuir essa exclusão e fazer com que cada vez mais o acesso à rede seja democrático e funcional.

No ciberespaço ocorre uma revolução em termos de comunicação, de emissor e receptor, uma comunicação qualitativamente original. A imprensa, a edição, o rádio e a televisão funcionam segundo um esquema de “um para todos”. Já o correio e o telefone desenham um esquema em rede, ponto a ponto, “um para um”. O ciberespaço junta aas vantagens dos outros meios de comunicação sendo seu sistema de dispositivo “todos para todos”.

O ciberespaço traz uma nova maneira de comunicar, antes a imprensa, o rádio e a televisão funcionavam no esquema “um para todos” que consistia em um centro emissor enviar as mensagens para os mais variados receptores que se encontravam passivas. Numa segunda visão aparece o telefone e o correio que traziam o esquema “um para um”, onde as mensagens tinham um destinatário definido e permitiam a reciprocidade. Revolucionando tudo isso aparece o ciberespaço que traz o esquema “muitos para muitos”, onde a interação é a palavra chave, todos produzem conteúdo que podem ser avaliados pelo público e compartilhados pelos mais diversos cantos da rede.

Outro ponto forte desse sistema é a interação que ele tem, podendo produzir conteúdos para a rede e ainda ter esse conteúdo avaliado por outras pessoas, todos podem confeccionar documentos diversos. O ciber te propõe a liberdade de você poder publicar o que quiser sem ter qu passar pó intermediário fazendo com que mais pessoas se interessem por essa nova tecnologia.

web 2.0


A web 2.0 com o seu desenvolvimento tecnológico possibilitou ao mundo a troca de informações por armazenamento e gerenciamento de dados, o que influencia a presença dos usuários no ciberespaço, fazendo com que os mesmos passem a criar conteúdos em vez de somente consumi-lo.

Essa segunda geração da web surge como uma nova plataforma que traz os aplicativos, ditos no início deste texto, para facilitarem a interatividade dos internautas com a rede e dos internautas com eles mesmos. O conceito principal da web 2.0 é o fato do espectador ser agora, parte do espetáculo!

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar de web 2.0, vamos contar uma breve história. Tim O’Reilly, presidente e diretor-executivo da O’Reilly Media foi quem surgiu com a expressão web 2.0 para os profissionais de Internet antenados. O termo surgiu em um evento, em 2003, para definir a nova geração de aplicações para a Internet.Muitos conceituam a Web 2.0 e ela possui amplos e diferentes termos.

A internet.


A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos.

Atualmente, não se imagina o mundo sem a internet, tanto para diversão quanto para trabalhos de fins profissionais e escolares, procurar empregos e ate mesmo um romance. Estima-se que haja cerca de 17.330.000.000 sites cadastrados no Google. Quantos assuntos diferentes, e propósitos diferentes não há para tantos gostos diferentes.

No ano de 2005, segundo a Folha Online (IBOPE), cerca de um bilhão de pessoas já tem internet em casa, e ainda por dados desta pesquisa até o final de 2010 esse numero deve subir para 1,8 bilhões.