sábado, 27 de março de 2010
Ciberespaço
web 2.0

A web 2.0 com o seu desenvolvimento tecnológico possibilitou ao mundo a troca de informações por armazenamento e gerenciamento de dados, o que influencia a presença dos usuários no ciberespaço, fazendo com que os mesmos passem a criar conteúdos em vez de somente consumi-lo.
Essa segunda geração da web surge como uma nova plataforma que traz os aplicativos, ditos no início deste texto, para facilitarem a interatividade dos internautas com a rede e dos internautas com eles mesmos. O conceito principal da web 2.0 é o fato do espectador ser agora, parte do espetáculo!
Para quem não conhece ou nunca ouviu falar de web 2.0, vamos contar uma breve história. Tim O’Reilly, presidente e diretor-executivo da O’Reilly Media foi quem surgiu com a expressão web 2.0 para os profissionais de Internet antenados. O termo surgiu em um evento, em 2003, para definir a nova geração de aplicações para a Internet.Muitos conceituam a Web 2.0 e ela possui amplos e diferentes termos.
A internet.

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos.
Atualmente, não se imagina o mundo sem a internet, tanto para diversão quanto para trabalhos de fins profissionais e escolares, procurar empregos e ate mesmo um romance. Estima-se que haja cerca de 17.330.000.000 sites cadastrados no Google. Quantos assuntos diferentes, e propósitos diferentes não há para tantos gostos diferentes.
No ano de 2005, segundo a Folha Online (IBOPE), cerca de um bilhão de pessoas já tem internet em casa, e ainda por dados desta pesquisa até o final de 2010 esse numero deve subir para 1,8 bilhões.